04/03/2020

O Brasil instituiu a garantia do direito universal à saúde na Constituição Federal de 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e, em 1990, a proteção integral da criança, com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Desde então, a saúde da criança vem apresentando melhora significativa no país. Observou-se redução da morbimortalidade por doenças imunopreveníveis e diarreia, diminuição dos índices de desnutrição e melhora crescente nos indicadores de aleitamento materno. Consequentemente, o Brasil conquistou uma diminuição nas taxas de mortalidade infantil (menores de um ano) e de mortalidade na infância (menores de cinco anos), tendo com isso cumprido o Objetivo de Desenvolviment...

Com o número de pessoas infectadas pelo coronavírus (que causa a doença covid-19) aumentando todos os dias —o primeiro caso no Brasil foi confirmado hoje— uma das medidas preventivas para impedir um número ainda maior de doentes é o isolamento domiciliar, tanto para quem esteve perto de alguém com a suspeita quanto para quem já teve o diagnóstico confirmado, como o paciente de 61 anos de São Paulo. De acordo com Raquel Muarrek, infectologista do Hospital São Luís Morumbi e membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, ambos em São Paulo, por conta dos casos com sintomas leves serem a maioria, a recomendação mais comum é que os pacientes não fiquem internados em hospitais, m... - Veja mais...

Muitos pais, orientados pela escola, chegam até nós querendo saber: o que psicopedagogo faz exatamente? Por que meu filho precisa de um? Para quê? O que está acontecendo? São muitas interrogações.

O que vemos é que, assim como no século XIX, quando os pais levavam as crianças com problemas de aprendizagem aos médicos, atualmente, a primeira atitude da família, preocupada com as dificuldades que o filho está apresentando na escola, é levá-lo a uma consulta médica.

É claro que não podemos desvalorizar a importância de consultas pediátricas regulares e da realização de exames fundamentais como de visão e audição, a fim de se descartar problemas nestas áreas, que, com certeza, trariam consequências pa...

Normalmente o paciente que chega ao consultório de Psicopedagogia, vem encaminhado pela escola devido algum insucesso escolar. Porém, as famílias sempre questionam qual é o trabalho do Psicopedagogo, não entendem se é um trabalho de professor particular ou se é um trabalho de psicólogo. E sempre respondemos, nem um, nem outro.

Não temos como separar aprendizagem (cognitivo) do emocional, sempre uma área vai estar misturada com a outra, uma complementa a outra. Muitas vezes elas se confundem e até se “atrapalham” juntas no processo de desenvolvimento do ser humano.

A primeira coisa que o Psicopedagogo faz quando uma família chega ao consultório, é escutar as queixas tanto familiares, como escolares...


Quando se reflete sobre dificuldade de aprendizagem, refere-se sobre algumas questões da pessoa realizar determinadas atividades. Acredita-se que quando o aluno está em fase de alfabetização, é preciso ele conhecer a estrutura da escrita, sua organização e seus princípios que contém a relação da escrita e oralidade para que assim possa aprender e desenvolver sua aprendizagem.

Contudo, existem professores que ainda não estão aptos para receber esses alunos e compreender algumas dificuldades e assim trabalham de uma forma tradicional que não proporciona nenhum interesse para eles.

Para que os nossos alunos tenham um bom desenvolvimento em seu processo de aprendizagem é de suma importância que o...

Segundo Piaget (1973) , a aprendizagem só se dá com a desordem e ordem daquilo que já existe dentro de cada sujeito.

A psicomotricidade é  de suma importância para o desenvolvimento da criança, ela desenvolve no indivíduo a noção corporal e espacial, facilitando na aprendizagem.

O Pulo do Gato, é um jogo que desafia a reprodução de cenas das fichas de cenário, trabalha a descrição, atenção,  percepção, dificuldades progressivas, nomeação e faz de conta. 

Please reload