As dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetizar crianças

 

 


Quando se reflete sobre dificuldade de aprendizagem, refere-se sobre algumas questões da pessoa realizar determinadas atividades. Acredita-se que quando o aluno está em fase de alfabetização, é preciso ele conhecer a estrutura da escrita, sua organização e seus princípios que contém a relação da escrita e oralidade para que assim possa aprender e desenvolver sua aprendizagem.

Contudo, existem professores que ainda não estão aptos para receber esses alunos e compreender algumas dificuldades e assim trabalham de uma forma tradicional que não proporciona nenhum interesse para eles.

Para que os nossos alunos tenham um bom desenvolvimento em seu processo de aprendizagem é de suma importância que o educador oportunize os mesmos a estarem envolvidas nas mais variadas atividades que precisam ser realizadas. Muitas vezes, o educador utiliza muito material em suas aulas, mas deixa os alunos utilizando-os sem dar nenhuma explicação. É preciso que ele esteja sempre o orientando e desta forma, haverá um progresso na aprendizagem dessas crianças.

Inúmeras vezes encontramos crianças que falam bem, compreendem múltiplas combinações simbólicas, mas apresenta dificuldades para entender, ou mesmo produzir símbolos escritos. Muitos são inteligentes, capazes, criativos e excelentes em se comunicar, mas, possuem mentes dispersas e impulsos para não permanecerem parados em um só lugar e quase sempre deixam uma brincadeira no meio ou não concluem as lições que tão bem começaram. Outras se destacam com uma inteligência superior em muitas coisas, mas, parece não ter sucesso. Todos esses alunos possuem em comum dificuldade de aprendizagem, isto é, problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro de entender, recordar, desenvolver as habilidades de ler e escrever. Por isso, este artigo visa contribuir e aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o tema dificuldade de aprendizagem no processo de alfabetização.

Quando observamos essas dificuldades, percebemos o quanto elas interferem com o mundo natural e social da criança, fazendo com que as mesmas percam o interesse pela escola, desenvolvendo a insegurança e o senso de baixa autoestima. É nesse momento que o educador precisa saber como trabalhar com cada dificuldade de aprendizagem que ele encontra em sua trajetória profissional, buscando diversas estratégias, usando dinâmicas interessantes que possam garantir um avanço no desenvolvimento dessas crianças.

Quando o aluno apresenta uma dificuldade na aprendizagem é preciso que ele seja encaminhado para o profissional adequado para que ele trabalhe em cima desse problema, porque se o aluno não ter um acompanhamento correto, consequentemente, não terá rendimento algum. O aluno com dificuldade em aprender, precisa estudar numa turma normal e ser bem acolhido.

A metodologia do professor com os alunos também trará grandes avanços na aprendizagem à medida que ele dedica-se pela causa a qual assumiu, tendo sempre compromisso e amor e os belos frutos serão colhidos.

A alfabetização é um processo de construção de significado do mundo e que está interligado ao letramento, isto é, podemos ensinar as crianças a ler, a conhecer os sons que as letras representam e, ao mesmo tempo, incentivá-los a participarem da aventura do conhecimento implícita no ato de ler.

 

Please reload