top of page

A diferença entre síndrome, transtorno e doença



No campo da psicologia é muito comum o uso desses três conceitos chaves: síndrome, transtorno e doença. Essas palavras são muito duras, pois a nível popular estão associadas a problemas de saúde física, muitos deles crônicos e, portanto, incuráveis. No entanto, esses três termos não são sinônimos. Por isso, antes de examinarmos as diferenças entre doença, síndrome e transtorno, precisamos esclarecer o significado da palavra “sintoma” para que você possa entender tudo melhor.


O que é um sintoma?

No domínio da saúde, um sintoma é a expressão de um estado anormal, ou seja, o resultado de um fenômeno que se manifesta no corpo. Assim, um sintoma pode ser um sinal de aviso de que a pessoa pode estar com a saúde comprometida, mas também pode ser um alarme falso. Em resumo, o sintoma pode ser muitas coisas e nem sempre a sua manifestação está associada à uma doença. Por exemplo, alguém pode dizer que está com “dor de cabeça”, mas isso não significa que essa pessoa esteja doente.Síndrome A síndrome é um conjunto de sintomas que ocorrem ao mesmo tempo e se manifestam através de um estado clínico associado com um ou mais problemas de saúde. Esses sintomas já foram estudados e em conjunto caracterizam a síndrome. Os sintomas que compõem uma síndrome podem variar de acordo com o tempo e, portanto, podem vir a desaparecer.


A doença?

O conceito de doença, bem como o de síndrome, tem origem clínica e, portanto, está relacionada a problemas de saúde. No entanto, se uma síndrome não é nada mais do que um conjunto de sintomas já estudados e identificados como algo próprio ao se manifestar de maneira singular, um doença deve apresentar um ou mais sintomas ou alterações identificáveis no corpo.A síndrome não precisa ter uma causa física para se desenvolver, mas algumas síndromes podem ser a manifestação de uma doença, no entanto, nem todas as síndromes são doenças, uma vez que suas causas podem ter origens tanto biológicas quanto psicológicas.


O que é um transtorno?

Em termos genéricos, um transtorno pode ser entendido como um estado alterado da saúde normal e nem sempre está vinculado à uma doença. Geralmente um transtorno está associado ao âmbito da saúde mental, pois é nessa área que ele ocorre com mais incidência. Um transtorno mental pode ser entendido como uma má adaptação que afeta os processos mentais.Muitas vezes o termo distúrbio é utilizado como uma forma de se referir a doenças cujas causas ainda não foram esclarecidas. No caso dos transtornos mentais isso acontece muito, pois na maioria das vezes é difícil dizer se o desequilíbrio químico causado por determinado transtorno é o que causa os sintomas ou se são frutos da interação dinâmica entre a pessoa e o seu ambiente.O transtorno como resultado de uma interação dinâmicaComo podemos entender melhor o significado de determinado transtorno quando se trata de algum transtorno mental?Na maioria dos casos, um transtorno mental tem suas causas no modo como o indivíduo se associa e interage com o seu ambiente, e não com a genética, doenças ou lesões. O transtorno pode ser o resultado de uma série de circunstâncias relacionadas com o contexto em que vivemos, essas circunstâncias podem nos fazer entrar em uma dinâmica prejudicial à nossa saúde mental. A causa do transtorno, portanto, não está relacionada a alguma parte do cérebro que está atuando de forma anormal, mas com a nossa percepção das coisas.Fica a questão: os transtornos são descobertos pelo ser humano ou construídos por ele? Responder a esta pergunta não é tão simples e a natureza desse debate é tanto científica quanto filosófica.


bottom of page