top of page

Por que Ler Contos de Fadas para as Crianças?


Os contos de fadas não servem apenas para sonhar. Eles também ensinam lições valiosas para as crianças, sendo uma importantíssima ferramenta de auxílio aos pais para a aprendizagem infantil.


Contar uma história infantil é abrir uma porta para um mundo mágico, mas usando elementos, emoções e comportamentos do mundo real. Portanto, uma fábula pode muito bem ser o primeiro contato dos pequenos com desafios verdadeiros e, acima de tudo, uma ótima via para mostrar como resolvê-los.


Por que ler contos de fadas? Confira seis bons motivos:


1- Aprender a resolver situações reais

Mundos encantados, embora sempre ligados ao mundo real, os contos de fadas são uma forma de lidar indiretamente com a realidade. A estrutura narrativa dos contos e os seus temas simbólicos e universais operam no inconsciente infantil como uma forma de abordar o conflito – e de resolvê-lo.

Uma dica para os pais é sempre escolher a história infantil com base nas atuais dificuldades e inquietações dos filhos. Por exemplo, caso a criança esteja trocando de escola, vale escolher um livro em que o herói também enfrente mudanças.

derrota-de-um-fantasma


2- Dominar medos e fazer o bem

Os contos de fadas são povoados de princesas e príncipes, como também de monstros, fantasmas e bruxas. Por que ler contos de fadas com personagens que simbolizam o mal e provocam medo nas crianças? Porque por intermédio dessas histórias elas aprendem que o medo e a crueldade fazem parte da vida e podem ser dominados com coragem, justiça e benevolência.


3- Comunicar pensamentos e emoções

Nos contos de fadas, os personagens falam, agem e erram como no mundo real. Em forma de fantasia, também são uma ótima maneira de as crianças refletirem sobre o que ouvem, os seus comportamentos com a família e amigos, além disso tais histórias despertam a análise crítica. É importante deixá-las descobrirem a moral da história e expressarem as suas dúvidas e emoções.


4- Aprender a escutar o outro

Saber escutar uma história, estar atento a essa informação e processá-la traz ainda benefícios cognitivos e comportamentais. Por um lado, os contos de fada estimulam a concentração e a interpretação, por outro ensinam o respeito pelo outro, estreitando os laços entre pais e filhos.


5- Ampliar o repertório de experiências

Além de construir um mapa de novas palavras e sons, a leitura de contos de fadas alarga e traz novas peças para o universo lúdico dos pequenos. As histórias infantis ensinam sobre a vida. Dão a conhecer novas idéias, situações, pessoas diferentes. Assim, as crianças ampliam seu mundo e seu repertório de experiências.


6- Alargar o vocabulário e cultivar o gosto pela leitura

Se os pais tornarem divertida a hora da história, ler será sempre uma atividade prazerosa para os filhos. A leitura em voz alta amplia o vocabulário das crianças, é decisiva na aprendizagem e alfabetização e faz com que elas cultivem o gosto pela leitura, que as acompanhará pela vida.


Agora é só escolher o seu conto de fadas preferido!



bottom of page