
Os contos de fadas não servem apenas para sonhar. Eles também ensinam lições valiosas para as crianças, sendo uma importantíssima ferramenta de auxílio aos pais para a aprendizagem infantil.
Contar uma história infantil é abrir uma porta para um mundo mágico, mas usando elementos, emoções e comportamentos do mundo real. Portanto, uma fábula pode muito bem ser o primeiro contato dos pequenos com desafios verdadeiros e, acima de tudo, uma ótima via para mostrar como resolvê-los.
Por que ler contos de fadas? Confira seis bons motivos:
1- Aprender a resolver situações reais
Mundos encantados, embora sempre ligados ao mundo real, os contos de fadas são uma forma de lidar indiretamente com a realidade. A estrutura narrativa dos contos e os seus temas simbólicos e universais operam no inconsciente infantil como uma forma de abordar o conflito – e de resolvê-lo.
Uma dica para os pais é sempre escolher a história infantil com base nas atuais dificuldades e inquietações dos filhos. Por exemplo, caso a criança esteja trocando de escola, vale escolher um livro em que o herói também enfrente mudanças.
derrota-de-um-fantasma
2- Dominar medos e fazer o bem
Os contos de fadas são povoados de princesas e príncipes, como também de monstros, fantasmas e bruxas. Por que ler contos de fadas com personagens que simbolizam o mal e provocam medo nas crianças? Porque por intermédio dessas histórias elas aprendem que o medo e a crueldade fazem parte da vida e podem ser dominados com coragem, justiça e benevolência.
3- Comunicar pensamentos e emoções
Nos contos de fadas, os personagens falam, agem e erram como no mundo real. Em forma de fantasia, também são uma ótima maneira de as crianças refletirem sobre o que ouvem, os seus comportamentos com a família e amigos, além disso tais histórias despertam a análise crítica. É importante deixá-las descobrirem a moral da história e expressarem as suas dúvidas e emoções.
4- Aprender a escutar o outro
Saber escutar uma história, estar atento a essa informação e processá-la traz ainda benefícios cognitivos e comportamentais. Por um lado, os contos de fada estimulam a concentração e a interpretação, por outro ensinam o respeito pelo outro, estreitando os laços entre pais e filhos.
5- Ampliar o repertório de experiências
Além de construir um mapa de novas palavras e sons, a leitura de contos de fadas alarga e traz novas peças para o universo lúdico dos pequenos. As histórias infantis ensinam sobre a vida. Dão a conhecer novas idéias, situações, pessoas diferentes. Assim, as crianças ampliam seu mundo e seu repertório de experiências.
6- Alargar o vocabulário e cultivar o gosto pela leitura
Se os pais tornarem divertida a hora da história, ler será sempre uma atividade prazerosa para os filhos. A leitura em voz alta amplia o vocabulário das crianças, é decisiva na aprendizagem e alfabetização e faz com que elas cultivem o gosto pela leitura, que as acompanhará pela vida.
Agora é só escolher o seu conto de fadas preferido!